Busca

.

A Origem do Xadrez         

                                                 *Mário Ribeiro

Esta é mais uma das versões existentes

 

A criação do jogo de Xadrez é um grande mistério.Não há dados históricos que confirmem a sua origem exata. Alguns historiadores atribuem a criação ao Rei Salomão, que governou Israel de 961 a.C a 922 a.C; outros, aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio. Porém, há indícios de que o Xadrez já era disputado no Antigo Egito.

O documento mais antigo sobre o jogo é a pintura-mural da Câmara Mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa obra de arte, que representa duas pessoas jogando Xadrez, ou algo semelhante, data de aproximadamente 3.000 anos antes da era cristã. Porém, há registros indicando que o jogo era disputado na Índia, onde teria surgido por volta do século V ou VI de nossa era, derivado de antiquíssimo jogo hindu conhecido por "Chaturanga", nome que aludia às quatro armas do exército indiano: elefante, cavalo, carro e infantaria. Daí, o xadrez teria chegado à Pérsia. Do mundo islâmico, o Xadrez alcançou a Europa por vias distintas: a invasão muçulmana à Península Ibérica e a Primeira Cruzada.
Tal como jogado atualmente, o Xadrez assume caráter Medieval. Assemelha-se à guerra convencional e a um jogo da Corte, conforme pode ser visto pelos nomes e ação (movimento) das peças sobre o tabuleiro de 64 casas. Foi o jogo dos Reis e hoje é o Rei dos Jogos.

Os peões são os oficiais subalternos, cobrindo e batalhando à frente da cavalaria, dos bispos e personagens da realeza. Os cavalos, bispos, rei e dama (rainha, como também é conhecida) são auto-explanatórios, enquanto as torres representam as fortalezas dos nobres. Se todos esses personagens desapareceram de muitos países ao longo do tempo, o Xadrez permanece como um jogo de distinção social, capaz de exigir da mente humana o mais elevado esforço. Com o advento da Internet, praticamente acabou a antiga forma de Xadrez postal. Essa modalidade de jogo era bastante demorada e tediosa, onde cada lance era enviado por uma carta. Como exemplo, um competidor fazia seu lance, enviava uma carta e ficava à espera da resposta do oponente. Assim, a partida demorava vários anos para ser concluída.

* Jornalista, professor, instrutor de xadrez e corretor ortográfico.

 

 

Contatos:

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Telefones: (13) 9754-9603 ou 3251-1146

 

 

 

 

 

 

 
Banner

Acessos

2250031
50.19.74.67
Nós temos 321 visitantes online
 
 
Copyright © 2014 Acessolitoral.com. Todos os direitos reservados.
FOOTER_LINE2
Joomla templates provided by Web Hosting Art

 
 
     
 
   
 
asd